terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Primeiro Atletiba de 2017


Neste dia 19 de março aconteceria o primeiro Atletiba do ano de 2017. O clássico seria disputado pela rodada do campeonato paranaense na Arena da Baixada, mas algo que pode contribuir para mudar a forma que o futebol se estabelece como espetáculo no país ou que no mínimo pode ser considerado curioso ocorreu no início da partida.

Primeiramente, as diretorias, tanto do Atlético Paranaense quando a do Coritiba, não aceitaram a proposta financeira da Rede Globo de Televisão e decidiram transmitir a partida através do Youtube ao invés da tradicional transmissão televisiva. Mais de 20 mil torcedores estavam presentes no estádio e cerca de 170 mil em frente aos seus dispositivos eletrônicos para acompanhar o clássico, mas a arbitragem da partida vinculada a Federação Paranaense de Futebol alegou que a equipe responsável pela transmissão não era “credenciada” e se disponibilizou a viabilizar a partida apenas perante o cancelamento da transmissão alternativa.


Diante da situação ambos os times entraram em campo, deram as mãos por um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao especialista em direito esportivo Domingos Moro e voltaram para os vestiários se negando a disputar a partida. A torcida presente se retirou do estádio sem maiores problemas e a partida foi cancelada. As direções dos dois clubes esperam a saída da súmula da partida para entrarem na justiça pelo direito de terem a partida remarcada.

          O que cabe a reflexão. Sabemos que a Rede Globo de Comunicação é responsável por parte do crescimento do futebol como espetáculo nacional há décadas, mas que também costuma agir de forma arbitrária em relação a algumas decisões do campeonato, como por exemplo, o fato das partidas de quarta-feira terem que acontecer tão tarde apenas para satisfazer a grade de programas da emissora que conta com a tradicional e intocável “novela das 8”. Além disso, cabe repensar sobre o avanço das formas de transmissão que conteúdo que cada vez mais migram para a internet e redes sociais, cada vez mais a televisão perde público para formas alternativas de transmissão como o Youtube, principalmente ao que se diz respeito ao público jovem. Será que não está na hora de repensarmos as formas tradicionais de transmissão dessa paixão nacional que é o futebol e migrarmos para formas mais alternativas, modernas e abrangentes ao invés de nos mantermos em um engessamento anacrônico nas mídias relacionadas?  


 Autor: Diego Rosa.


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