Fábio Rochemback, naceus em Soledade - RS, no dia 10 de dezembro de 1981, era volante, pé: destro, altura 1,81m.

Nascido em Soledade, cidade do interior do Rio Grande do Sul, Fábio Rochemback sempre foi destaque, sempre apresentou um ótimo futebol, mesmo na sua infância, no Esporte Clube Missões, time de Soledade, onde acabou despertando atenção de olheiros da capital, terminando em um convite para testes no Internacional. Nas categorias de base do colorado, se destacou com um ótimo driblador, e cobrador de faltas.
No ano de 1999, começou a sua carreira no Internacional, e logo cedo já ganhava destaque, chamando a atenção de alguns clubes do exterior, com apenas 17 anos de idade. No Internacional, rivalizou um confronto com o jogador do Grêmio, Ronaldinho Gaúcho e sendo apontado como uma das maiores promessas do clube, e do futebol do estado. Foi vice campeão gaúcho em 1999, após perderem na final para o Grêmio por 1-0 no Estádio Olímpico Monumental. No Internacional, permaneceu por mais 2 anos. Aos 19 anos, teve sua primeira chance na Seleção Brasileira. E com uma boa apresentação pela seleção, despertou ainda mais interesse dos clubes europeus, foi então que em 2001 foi transferido para o FC Barcelona, por 12 milhões de euros, algo em torno de R$ 41 milhões na cotação atual.
No seu primeiro ano no clube, esteve presente em alguns jogos bem importantes do clube no campeonato Espanhol, ficaram em 4º lugar no campeonato, e conseguiram chegar as semi finais da UEFA Champions League. Mas nem tudo são flores, foi um dos culpados pelo mal desempenho na Copa del Rey, no qual o clube saiu na primeira na primeira fase. . Com a compra de Saviola, Riquelme, e Sorín, grandes nomes do futebol argentino, Rochemback perdeu muito espaço no clube. Passou a treinar separado do grupo, e muito raramente sendo colocado em jogos oficiais. Ao fim da temporada Rochemback foi trocado por Ricardo Quaresma, garoto que se destacava no futebol português, e acabou sendo contratado pelo Sporting no ano seguinte. No Barcelona, Rochemback deixou 8 gols marcados em 75 jogos disputados. Rochemback conquistou 5 títulos no clube, mesmo não tendo muitas oportunidades.
Em junho de 2003, foi apresentado no Sporting de Portugal, no qual faria parte das temporadas de 2003-04. Chegou a jogar algumas partidas como segundo atacante, foi fundamental no Campeonato Português. Além disso, conquistou seus primeiros prêmios individuais no futebol europeu, como o de jogador mais valioso da Super Liga Portuguesa. Na temporada seguinte, acabou se lesionando, e não teve uma boa temporada, pois não estava totalmente recuperado. Sendo assim acabou sendo operado somente no mês de abril do ano seguinte, o que o deixou afastado dos gramados por seis meses, no qual desfalcou a equipe, em jogos importantes daquela temporada 2004-2005, sendo assim começou a ser fortemente cobrado pela torcida. Rochemback retournou aos gramados somente em 16 de outubro de 2004, com a vitória fora de casa do Sporting por 4-1 contra o Estoril-Praia. No ano seguinte, acabou sendo negociado, já que não foi alcançado as metas que o clube previa para ele, foi acertado um contrato de três temporadas com o Middlesbrough FC, da Inglaterra.
No Middlesbrough FC, chegou com fama de craque, e comparado ao meia ex-Vasco da Gama e Palmeiras, Juninho Paulista, que brilhou no clube no começo da década, se todo esse peso da comparação seria bom, ou ruim para Rochemback, era uma previsão que os especialistas não sabiam responder. Mas em sua primeira temporada pelo clube, ele começou a mostrar ao que veio, tomou conta do meio-campo, e virou o maestro da equipe, vestindo assim, a camisa 10. Estreou com uma vitória de 2-1, contra o Arsenal. Na mesma temporada, mas no ano seguinte, marcou o seu primeiro gol no Middlesbrough, contra o Chelsea. Ao final da partida nas quartas de finais da competição continental contra o FC Basel, foi eleito o melhor jogador da partida. Mas as lesões já estavam por perto no qual voltaram a acontecer no ano de 2007. Uma das suas mais belas apresentações foi contra o Manchester City, durante uma partida do Campeonato Inglês, que venceram por 8-1, onde acabou marcando gols. No ano de 2008, o Sporting tentou ter o jogador de volta mas o Grêmio também estava na disputa pelo jogador para a disputa da reta final do Campeonato Brasileiro, e da Copa Libertadores de 2009, no qual já estava classificado, colocando assim, a possibilidade do jogador voltar a sua terra natal, mas jogando no maior rival do clube que o revelou. No final da temporada, foi selada a sua transferência para o Sporting, confirmando assim, o seu retorno, que foi festejado pelos fãs portugueses, mas a festa não durou muito tempo, pois na janela de agosto, Rochemback foi para o Grêmio.
No dia 28 de agosto de 2009, Rochemback rescindiu contrato com o Sporting, e foi emprestado por 2 anos ao Grêmio. Como estava insatisfeito por estar sendo reserva no Sporting, e o Grêmio fez a proposta dele ser titular no clube, o jogador não pensou 2 vezes, para fazer as malas, e ir para o clube gaúcho, no qual ele disse que era o seu time de coração, e que toda sua história, e passagem pelo Internacional, era totalmente profissional.
Rochemback fez sua estreia no dia 5 de setembro de 2009 contra o Vitória no Estádio Olímpico, válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009. O jogo terminou 1-1, sendo o gol do Grêmio marcado pelo Mestre Jonas, como era conhecido pela torcida. Após um período de readaptação na reserva da equipe, recuperou seu bom futebol, e se tornou titular, e virou capitão da equipe, e foi um dos responsáveis, pelo clube ser considerado o melhor do segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010. Acabou virando ídolo da torcida Gremista. E até hoje é lembrado, pelos belos dribles, chutes fortes de fora da área, marcação forte, um jogador que até hoje é usado de referência, quando se pensa em contratar um volante para a equipe. Ganhou vários apelidos como: The Rochemback, Rocka, Rochweiller. No final de 2010, foi vendido para China, para o Clube Dalian Aerbin.
Títulos:
- Pelo Barcelona:
- Troféu Joan Gamper:
- 2001, 2002 e 2003.
- Troféu Festa de Elche:
- 2003.
- Taça da Catalunha:
- 2003.
- Pelo Grêmio:
- Campeonato Gaúcho:
- 2010.
- Prêmios Individuais:
- Melhor Primeiro Volante Campeonato Gaúcho:
- 2011.
- Clubes:
1999–2001
2001–2005
2003–2005
2005–2008
2008–2009
2010–2012
2012–2013
2013
Atualmente | Internacional
Barcelona<br Sporting (emp.)
Middlesbrough
Sporting
Grêmio
Dalian Aerbin
Ypiranga
Cruzeiro Boi Preto |
Seleção:
2000–2002 | Brasil |